quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Gol e Delta devem integrar vendas de passagens até o fim de 2012


Consumidores poderão comprar passagens da aérea americana pelo site da Gol. Programa de milhas também será integrado


A integração das operações de vendas de passagens da Gol e Delta Airlines deve ocorrer até outubro do ano que vem, segundo Constantino de Oliveira Junior, presidente da área brasileira. Ascompanhias anunciaram nesta quarta-feira uma parceria estratégica, na qual a Delta pagará US$ 100 milhões em troca de uma participação de aproximadamente 3% na Gol.

“Vamos ter uma oferta de serviços bem mais abrangente, com possibilidade de integração com mais voos, mais destinos e programas de fidelização”, afirmou Constantino em entrevista coletiva realizada em São Paulo. “Até o começo do quarto trimestre de 2012 toda a amplitude do acordo será plenamente efetivada”, disse o presidente da Gol.

Com o negócio, os sistemas de vendas das companhias aéreas serão integrados. Pelo site da Gol, o cliente poderá comprar passagens da Delta e vice-versa e terá acesso a 400 destinos em mais de 70 países. Além disso, haverá coordenação dos horários de voos de modo a facilitar conexões entre as empresas.
O executivo também afirmou que as companhias continuarão com programas de milhagens independentes, mas as milhas acumuladas poderão ser usadas para compra de passagens tanto da Gol como da Delta. 
“Teremos mais possibilidades, mas o conceito de baixo custo de passagens aéreas está mantido”, afirmou Constantino. Em seus dez anos de existência, a Gol tem ganhado espaço no mercado brasileiro com a proposta de oferecer tarifas baratas. A empresa tem hoje mais de 40% de market share no Brasil em termos de receita por assento ofertado.
Sem fazer projeção sobre preço dos bilhetes, Richard Anderson, CEO da Delta Airlines disse que os consumidores podem esperar preços competitivos. “Vamos criar valor para brasileiros viajarem aos Estados Unidos”, afirmou. Segundo ele, isso será possível porque a Delta está entre as companhias aéreas com menores custos operacionais do mundo. 
Acordo reforça caixa da Gol 
A parceria com a Delta não altera as projeções (guidance) da Gol para 2012, mas reforçará o caixa e ajudará a reduzir a alavancagem da empresa brasileira, segundo Constantino. Leonardo Pereira, diretor financeiro da aérea, destaca que a operação dará à Gol “um balanço mais forte”. 
No terceiro trimestre do ano, a Gol teve um prejuízo de R$ 516,5 milhões, pressionada pelo câmbio e pela piora no desempenho operacional, que ficou negativo em R$ 75 milhões no período.
A companhia deve receber já em dezembro os US$ 100 milhões que serão pagos pela Delta, após a formalização da operação junto ao conselho de administração da aérea brasileira, que deve ocorrer no próximo dia 21. As negociações para a parceria começaram cerca de dois anos atrás.
O acordo também prevê o arrendamento de duas aeronaves Boeing 767, que a Gol herdou da Varig, para a Delta Airlines. Segundo Constantino, mesmo fora de operação, os aviões representariam um custo total de R$ 50 milhões para a empresa até o fim do contrato de leasing, em 2014. O executivo diz que a Gol ainda tem mais um 767, já em processo de sub-arrendamento.
Foto: GettyAmpliar
Avião da Delta Airlines, nos Estados Unidos
Em troca, a Delta Airlines receberá recibos de ações (ADS) preferenciais da Gol, que serão emitidos a um preço médio de R$ 22 por papel. “A Delta vai ganhar com o upside (alta) das ações da Gol”, diz Constantino. Além disso, a empresa americana também terá um membro no conselho de administração da Gol. Ed Bastian, presidente da Delta Airlines, será o 10º conselheiro da área brasileira.
Para Anderson, da Delta, o interesse se justifica tanto pelo cenário econômico do Brasil quanto pelas características da Gol. “Não vejo nenhuma companhia aérea com uma história de sucesso maior que a da Gol, que em dez anos cresceu tanto”, disse. “Vemos complementariedade muito boa em nossos negócios”, afirmou Anderson. 
Segundo os executivos, o acordo não prevê ampliação da participação da Delta na companhia brasileira. “Estamos muito felizes com o investimento anunciado hoje e não prevemos ampliar isso”, disse Bastian. Mas as empresas sinalizaram intenção de continuar a trabalhar de modo integrado no longo prazo.
O acordo de compartilhamento de voos (code-share) da Gol com a American Airlines, principal rival da Delta, termina no terceiro trimestre de 2012. “Naturalmente, depois disso vamos manter o acordo e pensar em avanços futuros com a Delta”, afirmou Constantino.
A AMR, dona da American Airlines, entrou com pedido de recuperação judicial no último dia 29, para tentar reorganizar seus custos. A Delta Airlines passou pelo mesmo processo em 2005.
O avanço internacional da Gol, segundo o executivo, deve se dar por meio de parcerias como a anunciada hoje com a Delta. “É mais interessante firmar parcerias que mudar a operação ou frota para fazer isso”, disse o presidente da Gol.
(Atualizada às 17h22)

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